Cirurgia Reconstrutora

cirurgia plastica em guarulhos

A cirurgia reconstrutora é realizada para tratar estruturas do corpo afetadas esteticamente ou funcionalmente por defeitos congênitos, anormalidades do desenvolvimento, trauma, infecção, tumores ou doença. Geralmente são feitas para melhorar a função e a capacidade, mas também podem ser realizadas para obter uma aparência mais semelhante à estrutura afetada.

Usando uma ampla gama de técnicas de reconstrução, os cirurgiões plásticos consertam e reparam danos principalmente através da transferência de tecido de uma parte do corpo para outra. Seu principal objetivo é restaurar o corpo, ou a função de uma parte específica do corpo, ao normal.

No entanto, cirurgiões plásticos realizando cirurgia reconstrutiva também tentam melhorar e restaurar a aparência. Sempre que possível tentam minimizar o impacto visual da ferida ou defeito inicial e o impacto da própria cirurgia.

Quais problemas e condições são tratados com cirurgia reconstrutora?
É usada para tratar uma ampla gama de condições que se enquadram nas duas categorias seguintes, congênita e adquirida:
Congênitas são aquelas que estão presentes no nascimento, como por exemplo, fenda labial e palatina, anomalias vasculares, como marcas de nascença, deformidade das mãos, e outras.

Condições adquiridas que são aquelas que se desenvolvem ou ocorrem após o nascimento. Eles podem envolver doenças e infecções, ou podem envolver acidentes e ferimentos. Os cirurgiões plásticos, por exemplo, são os principais médicos envolvidos na avaliação, tratamento cirúrgico e reconstrução de pacientes que sofreram queimaduras, assim como em acidentes urbanos com lesões graves dos tecidos gordurosos e pele, tais como batidas de carro, agressões na rua e quedas.

A cirurgia reconstrutiva é usada também para tratar uma série de condições de câncer, especialmente o câncer de pele. O cirurgião plástico também atua na reconstrução das mamas de pacientes acometidas por câncer mamário.

Conclusão
Pode-se então afirmar que do topo da cabeça até a ponta do dedo e dos recém-nascidos até os muito idosos, a cirurgia reconstrutora é usada para tratar uma ampla gama de condições.

Como resultado de um surto recente de conhecimento e habilidades dentro da especialidade, as técnicas usadas pelos cirurgiões plásticos hoje são relativamente novas. Embora os cirurgiões plásticos tenham lidado principalmente com enxertos de pele, a cirurgia reconstrutiva consiste agora em uma série de procedimentos complexos que envolvem o movimento de grandes segmentos de tecidos ao redor do corpo.

Com a revolução nas técnicas de cirurgia plástica nas últimas três décadas do século XX, os cirurgiões aplicaram uma nova compreensão do suprimento sanguíneo de tecidos, ou do sistema vascular, para permitir o desenvolvimento de um grande número de operações. Atualmente as cirurgias de retalhos e a microcirurgia melhoraram enormemente as habilidades dos cirurgiões plásticos para ajudar a restaurar a função e a forma de pacientes gravemente feridos ou desfigurados.

E n t r e   e m

C o n t a t o

Conheça a
C l í n i c a

Preencha o
F o r m u l á r i o

Preencha o formulário abaixe e tire as suas dúvidas. Responderemos o quanto antes!

Qual(is) região(ões) do corpo você pretende realizar algum procedimento?

*Campos obrigatórios

Preencha o
F o r m u l á r i o

Preencha o formulário abaixe e tire as suas dúvidas. Responderemos o quanto antes!

Qual(is) região(ões) do corpo você pretende realizar algum procedimento?

*Campos obrigatórios

Conheça a
C l í n i c a

Dr. Dênis Alberto

CRM-SP: 102052
RQE (CIRURGIA PLÁSTICA) Nº 52400

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 
 

P r o c e d i m e n t o s

Buscamos a excelência em nossos tratamentos e a superação das suas expectativas.

Entre em Contato